[ Índice ]

1 - Introdução

1.1 - Visão Geral

O programa de que trata este documento pertence a um grupo de software cujo objectivo é a criação de desenhos a três dimenões. Alguns, mais conhecidos e com maior reputação, como por exemplo o 3D Studio, permitem o desenho rápido, fácil e preciso de desenhos. No entanto, tais programas têm preços elevados o que levaram a um grupo de programadores criarem o POV-Ray.

POV-Ray permite a criação de desenhos realistas e com bastante precisão. Para o utilizar não é necessária grande aptidão para desenho. Apenas uma boa imaginação para objectos a três dimensões. Ao não ser necessário o uso de um rato ou caneta optica, verifica-se que realmente não necessita do vulgo 'jeito para desenho'.

1.2 - Para que computadores

O POV-Ray não precisa de uma grande máquina para trabalhar. Existem versões para Linux (ou outros UNIX), MS-DOS, Windows e até para OS/2. Durante o manual focarei mais a versão para Windows'95 visto que é a mais fácil e mais utilizada.

Para poder correr o POV-Ray 3.0 no seu PC, com um Windows'95 precisa de ter um 386, no mínimo (evidentemente que quanto mais rápido melhor, sendo aconselhavel um Pentium a 100 Mhz para desenhos com maior qualidade). Em termos de memória, convém ter no mínimo uns 4Mb, sendo recomendado o máximo que puder :-). Em termos de espaço ocupado em disco, utiliza 10 Mb, sendo aconselhavel ter bastante mais para poder trabalhar.

A versão para Windows traz incorporado um IDE que permite obter ajuda, e inserir objectos típicos com um simples click do rato.

Para arranjar uma versão do POV-Ray, para a sua máquina, visite a sua página mãe.

1.3 - Que qualidade?

O POV-Ray consegue competir com programas comerciais bastante potentes e de centenas de contos. As imagem obtidas têm 16 milhoes de cores (color depth) e em formato TGA. Evidentemente que este formato não é o que garante maior compressão da imagem, mas permite que durante a compilação do programa POV, a escrita rápida em ficheiro.

1.4 - Como funciona?

"Se não se utiliza o rato, como se desenha?" Esta questão é de simples resposta. Para alguem que já programou, em qualquer que seja a linguagem, até em HTML, sabe o que é um código fonte. Pois bem, o POV-Ray aceita um ficheiro com código (em termos de sintaxe bastante semelhante ao C) e compila-o produzindo um ficheiro com a imagem que pode ser posteriormente visualizado com qualquer programa de desenho.

Neste ficheiro de código fonte (source code) especifica-se a localização da máquina fotográfica, os dados das fontes de luzes, e posição de objectos entre sí. Portanto, uma imagem tem, no mínimo, três partes principais: a definição da câmera (máquina fotográfica), do objecto a fotografar e ainda das fontes de luzes.

No segundo capítulo apresento um tutorial onde se pode distinguir perfeitamente estas três partes.

MS-DOS, Windows, Linux, Unix, OS/2 e 3D Studio são marcas registadas dos respectivos donos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Próximo ]