[ Índice ] |
3 - Outros objectos |
3.1 - Ovos |
No capítulo anterior utilizamos dois objectos diferentes: uma esfera e um plano. Contudo, o POV-Ray tem um grande número de formas pré-definidas nos ficheiros de inclusão. Neste capítulo vou tentar focar os objectos que mais jeito fazem para a construção de desenhos com o POV-Ray. |
Em primeiro lugar vamos falar de ovais. Uma oval, pela definição mais simples, é uma esfera degenerada! Portato, os criadores do POV-Ray decidiram que um utilizador que necessitasse de uma oval, teria de criar uma esfera e alterar-lhe a forma. Para isso existe uma primitiva denominada scale que lhe permite alterar a escala de um desenho. Assim sendo, para criar um ovo utilize um código do seguintes estilo: |
sphere { <0, 0, 0>, 1 pigment { color White } scale <2, 1, 1> } |
Este código cria um ovo deitado. O ovo aparece deitado porque a primitiva scale que permite alterar o tamanho de um objecto e/ou textura, está a ser aplicada à esfera, obrigando-a a aumentar o comprimento das abcissas duas vezes (primeira componente do vector) e manter o comprimento das ordenadas e das cotas. Note-se que na primitiva pigment pode especificar uma cor. |
3.2 - Caixas |
Várias outras vezes temos necessidade de criar um cubo, ou paralelepipedo. Com POV-Ray é fácil! Existe uma primitiva denominada box que trata desse assunto. Para criar uma caixa basta-nos, então, especificar dois pontos opostos do cubo, como ilustra o seguinte desenho: |
box { <-1, -1, 0>, <2, 3, 5> pigment ... |
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Note-se, porém, que todos os componentes do primeiro vector têm que ser menores que os do segundo vector! Caso contrário, a imagem não aparecerá!! |
3.3 - Cones |
No entanto, esferas e paralelepipedos não nos chegam para muito! Outras formas há que nos fazem jeito. Umas dessas formas é um cone. Em POV-Ray existe uma primitiva, denominada cone que permite criar cones com a maior das facilidades. Para definir um cone basta-nos ter o centro de ambas as bases, e o seu raio, como se pode ver no seguinte esquema: |
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Podemos também especificar a palavra open para que o POV-Ray nao feche os estremos do cone (ficando assim com um funil)! Se deseja fazer um cone pontiagudo, especifique o raio igual a zero! |
A sintaxe é a seguinte: |
cone { <Ponto_Base>, Raio_Base, <Ponto_Topo>, Raio_Topo, [open] } |
3.4 - Cilindro |
Podemos também fazer um cilindro! Para tal, existe a primitiva cylinder. O seu funcionamento é identico ao do Cone! pode-se ver no desenho e na sintaxe seguinte a sua parecença: |
cylinder { <Ponto_Base>, <Ponto_Topo>, Raio, [open] } |
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3.5 - Outros |
Existem outras primitivas pré-definidas nas bibliotecas do POV-Ray que permitem a criação de várias outras figuras. Podem-se criar torus, discos, blobs e muitas outras! Visto que este manual destina-se apenas a uma introdução à linguagem e não aprofundar a mesma, remeto a aprendizagem desses items à ajuda do POV-Ray! |